Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB, é Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society (Mais de 200 membros da Sigma Xi receberam o Prêmio Nobel), Membro da Society for Neuroscience (USA), Membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association (USA), Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; Tecnólogo em Antropologia e filosofia com formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Pesquisador e especialista em Nutrigenética e Genômica. Pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica.

Diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Docente na universidade UNIFRANZ, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society (sociedade de extremo alto QI com feitos criativos), Numerical (sociedade de pessoas com 160 de QI e comprovações de habilidades matemáticas) e HELLIQ . Autor de mais de 260 artigos científicos e 25 livros. Nome incluído no livro dos recordes por ter conquistado 3 recordes, um deles como o maior criador de personagens na história da imprensa.

Como pesquisador, tem como objetivo alcançar a psiquê através da matéria. Possui uma profunda convicção que tudo na vida tem uma explicação e uma razão final dentro de um raciocínio lógico determinado. “Mediante as razões há somente uma razão que impera e na falta de consenso a estatística (história) encontra a solução”, afirma. Com base neste pensamento, dedica-se ao estudo da neurociência que, em conjunto com neuroplasticidade e a neuromodulação, tenta evoluir os conceitos e entendimentos sobre o comportamento humano, transtornos, síndromes, perturbações e doenças da mente. As suas formações são relacionadas com o comportamento humano, desde a história, antropologia, psicologia à neurociência.

História

Fabiano de Abreu nasceu no Brasil, filho de Maria Ascenção de Abreu Rodrigues, uma portuguesa nascida na ilha da Madeira, descendente do navegador português António de Abreu, e de José Rodrigues, de família com origem escocesa-irlandesa. Na infância, Abreu estudou em escolas católicas no Rio de Janeiro, Brasil.

Acabou por se especializar em informática desde criança e, por 10 anos, foi distribuidor de hardware e software importados da China e dos Estados Unidos para todo o Brasil. Tornou-se IPI Intel, um especialista em tecnologia e informática. Após a crise de 2008, viu-se em declínio financeiro, sendo obrigado a fechar todas as suas empresas e recomeçando a vida do zero.

Em 2010 fundou a MF Models, agência de modelos, que, no futuro, se tornou MF Press Global, empresa de comunicação, mídia social e press release com sede no Brasil e braços nos Estados Unidos e Portugal. No jornalismo, tornou-se colaborador, colunista e dono de vários portais e jornais no Brasil e em Portugal: Live News Brasil, Paivense, UOL, R7, O Tablóide, Revista Mais Bonita, Revista Suplementação, Ubook, Torcedores.com, Lance, Destinos do Rio, Eu Sem Fronteiras, Seu Amigo Guru, Sábias Palavras, O Segredo, Resiliência Mag, Filosofia de Vida, Spiring Life, Cenário MT, Coluna do Fla, Platina Line de Angola, Impala de Portugal, suas afiliadas da Record TV, Mega Curioso, Tecmundo, Aventuras na História, Observatório de Games do UOL, Coluna Folha Dirigida, Aspectus e muitos outros. Também é correspondente para jornais dos Estados Unidos, Chile, Angola, Espanha, Portugal e Brasil.

Por cinco vezes (2014, 2015, 2017, 2019 e 2020) foi premiado pelo Jornal O Regional como a Personalidade Destaque do Ano. Em 2016, foi reconhecido como jornalista e assessor de imprensa que criou mais personagens para a imprensa brasileira e internacional, título este assinado por renomados jornalistas de diferentes países. Ainda em 2016, ganhou o prémio de melhor assessor de imprensa pela National Films and TV Academy pelo seu trabalho e contribuição para a imprensa brasileira. Em 2019 e 2021, foi premiado pelo Networking Empresarial Nacional e Internacional, em Lisboa e em São Paulo.

Seus clientes são cantores, artistas, modelos fitness, atores, médicos, advogados, empresários, entre muitos outros profissionais que são bem conhecidos do povo brasileiro, português e angolano como: os cantores Latino, MC Koringa a modelo de fitness Fernanda D’avila, a lutadora Cris Cyborg, o ex-jogador de futebol Dejan Petkovic, a bandeirinha Fernanda Colombo, Mendigata ex-Pânico, Carol Dias, a nutricionista Bella Falconi, o ator português Eric Santos, o cantor angolano Adi Cudz e muitos outros. É considerado o precursor no fitness mundial, lançando os primeiros e principais nomes do meio fitness no Brasil e nos Estados Unidos.

A sua empresa possui subsidiárias e escritórios nos Estados Unidos, Chile, Portugal e Angola. Os seus associados são correspondentes na Europa, América Latina e África além de produzir conteúdo e notícias para canais e redes afiliadas, como RedeTV, Record TV, SBT, Band e Rede Globo no Brasil. A MF Press Global possui mais de 100 clientes no Brasil e no exterior.

Como cientista tem mais de 6 descobertas, mais de 100 artigos científicos publicados e mais de 500 artigos na imprensa. A maioria dos seus estudos são sobre inteligência já que acredita que o desenvolvimento da região no cérebro da inteligência implica nas chances menores de problemas comportamentais.

Presente

O CEO da MF Press Global, agência de comunicação, marketing eletrónico e consultoria, também é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito e da revista científica CPAH Scientific Journal of Health; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International / City University; Professor de mestrado e doutorado em neurociências da Logos/City University; coordenador do grupo de habilidades socioemocionais/inteligências na escola Teia Multicultural; coordenador na Escola Superior de Estética Cosmetologia (ESEC); Professor de mestrado e cientista na Universidad Santander do México; Membro ativo Redilat; Professor de Pós Graduação em Genética Comportamental e também Neurociências na FABIC; Professor convidado no Grupo Educacional Brasília; cientista na indústria de suplementos Life Natural. Membro dos comitês científicos das Revistas Multidisciplinar de Portugal, Revista Científica Cognitionis (EUA), Periódico Psicologia em Pesquisa (UFJF), Journal of Bio Innovation (Índia), Recisatec (Brasil) e Revista Científica Multidisciplinar Ciências Latina (América Latina).

O Cientista

Um Neurocientista renomado especialista em Genômica

Dr. Fabiano de Abreu é um neurocientista de prestígio internacional, reconhecido por unir neurociências e genômica, comportamento humano e inteligência. Sua carreira é marcada pela liderança em grupos de pesquisa em diversos países, contribuindo significativamente para o avanço da ciência em várias frentes.

Inovador e visionário

Conhecido por suas teorias e conceitos originais, Dr. Abreu tem se destacado no cenário científico por sua habilidade de prever acontecimentos futuros com base em suas pesquisas e análises profundas. Essa capacidade notável não só demonstra sua competência em seu campo, mas também o coloca à frente em termos de pensamento inovador e aplicação prática do conhecimento científico.

Membro de sociedades científicas de prestígio

A excelência de Dr. Abreu em seu campo lhe rendeu um convite para integrar a Sigma Xi, uma sociedade científica de renome onde a adesão é por convite, e que é composta por mais de 200 laureados com o Prêmio Nobel.

Além disso, ele é membro da Society for Neuroscience, a mais importante sociedade de neurociências do mundo localizada nos Estados Unidos, refletindo seu compromisso e contribuição significativos para esta área. A sua associação com a Royal Society of Biology no Reino Unido, a maior sociedade de biólogos do mundo, ressalta ainda mais sua influência e importância no campo da biologia.

Dr. Abreu é membro de outras importantes sociedades científicas no Brasil, Portugal e Estados Unidos.

Um Legado de Contribuições Significativas

A trajetória de Dr. Fabiano de Abreu como neurocientista e especialista em genômica é um exemplo claro de dedicação, inovação e excelência. Sua participação em renomadas sociedades científicas e seu papel ativo em pesquisas globais destacam seu compromisso contínuo com a evolução da ciência e o seu impacto no mundo.

Campo da Superdotação

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, nascido na Vila da Penha, Rio de Janeiro, é uma figura notável no campo da superdotação. Filho de uma portuguesa e de um brasileiro com ascendências escocesa, francesa e espanhola, sua trajetória na área começou de maneira singular. Aos 17 anos, em um período de incerteza acadêmica, onde cogitava abandonar os estudos e até foi instado a se afastar da escola, ele descobriu sua superdotação.

Superada essa fase desafiadora, foi somente após completar 30 anos que Dr. Agrela recebeu um diagnóstico formal de superdotação através de um teste supervisionado. Este evento marcou o início de uma jornada notável. Ele foi admitido na Mensa, uma sociedade que reúne indivíduos com QI no percentil superior a 98. Mas sua busca por compreensão não parou por aí. Dr. Agrela se submeteu a mais sete testes de QI, tanto no Brasil quanto no exterior, juntando-se a sociedades de alto QI como a Intertel, Triple Nine Society e ISPE, todas exigindo um desempenho no percentil acima de 99, alcançando a marca extraordinária de 99,9.

Sua excelência nesses testes o levou a participar de um estudo genético sobre inteligência, onde seu extremamente alto QI foi confirmado. Como cientista e consultor, Dr. Agrela tem uma vasta contribuição acadêmica com mais de 50 estudos científicos sobre inteligência. Ele também prestou consultoria a mais de 30 famílias de superdotados, centenas de adultos superdotados e foi pioneiro em promover o reconhecimento de superdotados na mídia, através de sua empresa de marketing e assessoria.

Entre suas inovações, destaca-se a criação do projeto Genetic Intelligence Project (GIP), que desenvolveu um relatório genético pioneiro para estimativa de QI. Além disso, Dr. Agrela antecipou diversos comportamentos sociais, descobriu a inteligência DWRI, e foi um dos primeiros a associar a COVID-19 com perda de memória e a chamar atenção para o narcisismo patológico na sociedade brasileira.

Na esfera do esporte, ele atuou como neurocientista para jogadores da seleção brasileira de futebol, desenvolvendo métodos de ensino inovadores focados na inteligência e na atenção. Dr. Agrela também desempenha um papel de liderança em várias sociedades de alto QI, incluindo a presidência da ISI Society, ePiq e IIS, além de ser o coordenador da Intertel no Brasil.

Além de sua carreira profissional, Dr. Agrela é ativo em comitês internacionais para pessoas com extremo alto QI e dedica-se a trabalhos voluntários voltados para indivíduos de alto QI que ainda buscam sucesso profissional ou reconhecimento. Como autor, ele escreveu diversos textos e colunas abordando temas como inteligência, superdotação, autismo e outras questões relacionadas à inteligência.

Em sua vida pessoal, a dedicação de Dr. Agrela ao campo da superdotação se reflete também em sua família. Ele é pai de três crianças, das quais uma foi diagnosticada com superdotação. As outras duas apresentam indícios de superdotação, embora não tenham passado por testes formais. Adicionalmente, ele tem um enteado autista com altas habilidades, destacando um ambiente familiar enriquecido pela diversidade e pelo potencial intelectual.

Personal Branding

Fabiano de Abreu, um especialista em Personal Branding, sempre teve uma abordagem única para o marketing pessoal, evitando rótulos convencionais e focando em estratégias mais autênticas e eficazes. Sua filosofia de trabalho é centrada no que ele chama de “motivos de mídia”, uma ideia que ele descreve com suas próprias palavras: “Minha estratégia para desenvolver a marca ou a pessoa sempre fez parte do que chamo de ‘motivos de mídia’. Se eu não der ideias para uma movimentação que traga bons resultados, não terei o que dizer na imprensa sobre aquela pessoa. Todos tendem a ter um dom e/ou talento, meu papel sempre foi enxergá-los e explorá-los. Sempre terei uma boa ideia para aquele perfil de pessoa. E, caso não tenha um talento, eu o crio. Seu que isso pode soar arrogante, mas não é, é um dom.” Esta citação reflete a essência do seu trabalho: identificar e realçar os talentos únicos de cada indivíduo, transformando-os em histórias impactantes que capturam a atenção da mídia e do público.

Autor de inúmeros artigos científicos aprovados e publicados por revistas especializadas e em suas colunas, de teorias e antíteses a pensamentos, busca contribuir para uma sociedade equilibrada mediante a homeostase para um melhor bem-estar. É dono de teorias e conceitos como os abaixo:

  1. Inteligência DWRI: Esta descoberta comprova que a região da lógica, tomada de decisões, desenvolve as demais inteligências. Pessoas de alto QI que não tem interferências no desenvolvimento cognitivo, possuem uma personalidade em comum e tem maior capacidade de desenvolver todas as regiões do cérebro que interferem na inteligência.
  2. O mau uso da internet está deixando as pessoas menos inteligentes: Foi o precursor no conceito que hoje é comprovado pela ciência.
  3. Psicoconstrução: Terapia criada onde testes de DNA e de sangue poderiam não só prevenir, como também tratar transtornos e doenças como a depressão. Um estudo nos Estados Unidos em 2022 descobriu que é possível através de exame de sangue, comprovando esta criação publicada em 2021 pelo cientista.
  4. Coletivo de transtorno de personalidade dramática: O cientista revelou que o comportamento de parte da sociedade brasileira faz parte de um transtorno coletivo comprovado em sintomas de acordo com o transtorno.
  5. Negacionismo não é apenas falta de conhecimento: O conceito determina que o negacionismo está vinculado à necessidade de chamar a atenção e aumentou na pandemia já que o organismo recorre a sensações de recompensa para sair da atmosfera ruim.
  6. Relação entre fadiga e dependência de dopamina: Conceito sobre a fadiga excessiva e a dopamina, comprovando a relação do neurotransmissor com o estado de fadiga.
  7. Neuroterapia: Um pouco da psicoconstrução, mas de forma diferente, tratando o problema se preocupando em observar a personalidade e os neurotransmissores do paciente.
  8. Neurofisiologia filosófica da felicidade: Um conceito diferente da verdadeira razão da felicidade, esta, uma oscilação que depende da homeostase no organismo para ser mais vezes acionada.
  9. Sequelas da Covid-19: Precursor em divulgar um estudo sobre as sequelas da Covid-19 no sistema nervoso central com prejuízo na memória. Antes do artigo publicado em Oxford recentemente.
  10. Desenvolver uma personalidade curiosa nas crianças: Esse conceito entra como salvação para o futuro de uma sociedade cada vez mais refém das redes sociais, onde o interesse pelo conhecimento inútil é maior e a mudança na anatomia do cérebro revela um mal desenvolvimento intelectual. Como formatar uma personalidade curiosa numa criança para que possa ter interesse em adquirir mais conhecimento.
  11. Metaverso coloca em risco o futuro da humanidade: Derivado do conceito das redes sociais e como alteram o cérebro humano. O instinto relativo ao real, que é a morte, coloca o virtual como segundo plano burlando o código genético que afeta a mente humana.

O Escritor

Fabiano de Abreu é um escritor cujo relacionamento com a escrita começou desde cedo, com registros de textos filosóficos e poemas já durante o período do ensino primário. Apesar de admitir que a escrita não é seu ponto forte, mas sim uma necessidade de registrar suas ideias, Abreu expressa uma conexão única com o ato de escrever. Ele descreve sua experiência da seguinte maneira: “Quando coloco meus dedos no teclado ou na caneta, é como se minhas ideias se expandissem a uma dimensão inexplicável e tudo se torna mais fácil. Os textos se encaixam como se não estivesse pensando. É como se meus dedos estivessem pensando, como se fossem auxiliares da minha criatividade.” Essa declaração revela como o processo criativo é quase um reflexo espontâneo para ele, onde suas mãos se tornam os instrumentos de sua mente criativa.

Livros publicados:

  1. 7 Pecados Capitais que a filosofia explica;
  2. Romantizando a Filosofia;
  3. Filosofia do Comportamento;
  4. Filosofia da Educação Infantil;
  5. Filosofia da Resiliência Humana, publicados em 2020;
  6. Como se tornar uma celebridade;
  7. Hasankeyf – Onde a história pode ser esquecida (escrito pela arqueóloga Joana Freitas);
  8. MF Press Global – Saúde;
  9. MF Press Global – Moda, publicados em 2019;
  10. Viver Pode Não Ser Tão Ruim, de 2015;
  11. Nas profundezas da razão / A pandemia da saúde mental, de 2021;
  12. Neurociências – Volume 1;
  13. Neurobusiness;
  14. 100 dicas para transformar o óbvio em ação;
  15. Viver Pode Não Ser Tão Ruim – Volume 2;
  16. Ativação do sistema Neuro – Imuno – Endócrino para tratamento da DOR;
  17. Para uma melhor saúde mental;
  18. Razão da Vida: As células do sistema nervoso;
  19. Deus é fé – Representações num mundo filosófico;
  20. Neurociencia Prof Dr Fabiano A (Spanish Edition);
  21. Neurociencias – Volumen 1 al 6 (Spanish Edition);
  22. Cartografia da Inteligência.

Fabiano de Abreu não se limita apenas a escrever livros, conceder entrevistas e fazer contribuições acadêmicas; ele também tem uma impressionante coleção de artigos científicos que foram aprovados e publicados. Confira os seus artigos publicados nos links abaixo:

Artigos científicos

https://lattes.cnpq.br/1428461891222558
https://www.cienciavitae.pt/pt/8316-38CC-0664
https://orcid.org/0000-0002-5487-5852

Botão Voltar ao topo